Solitario Spider, um de nossos jogos de cartas preferidos

fonte: site solitariospider.com.ar

Aranha do solitario spider

 

Trazemos hoje um dos jogos que confessamos que somos altamente viciados. Este simples jogo de cartas conhecido como solitario spider (ou spider paciência) é simplesmente uma excelente opção para aqueles momentos em que desejamos apenas jogar uma partida rápida e não nos engajar em um jogo sequencional ou que requeira muitas horas para ser jogado para obter alguma vitória

O solitário spider ficou conhecido a partir de 1998 através da Microsoft que incluiu o jogo nos seus sistemas operativos (Windows XP, Windows Vista e Windows 7).

O solitario spider segue o formato do jogo “solitário” mas diferindo um pouco do mesmo. Enquanto no solitário o objetivo passa por ordenar as cartas e durante o jogo é necessário alternar a cor das mesmas (carta vermelha por cima de carta preta e vice-versa) no solitário spider o objetivo passa por ordenar as cartas do mesmo naipe.

É jogado com dois baralhos de cinquenta e duas cartas (cento e quatro cartas no total). O tabuleiro (janela no caso do jogo em computador) é organizado da seguinte maneira: cinquenta e quatro cartas são dispostas em dez colunas, sendo que a primeira carta de cada coluna é virada para cima. As cinquenta cartas restantes são baralhadas em cinco conjuntos de cartas, com dez cartas em cada conjunto. Como já mencionado, o objetivo é fazer sequências de cartas do mesmo naipe, apenas movendo as cartas abertas (isto, com a face voltada para cima). É possível mover várias cartas desde que se encontrem em sequência por ordem decrescente e sejam do mesmo naipe. Quando uma coluna se encontra vazia (isto é, sem qualquer carta nessa coluna), ao contrário do solitário, o solitario spider permite ao jogador mover para essa coluna qualquer carta ou sequência de cartas possível de ser movida, facilitando assim a organização do jogo por parte do utilizador. O solitário spider tem ainda a particularidade de ter uma função de ajudar o utilizador, isto é, existe uma tecla (H ou M, dependendo da versão do jogo) que destaca jogadas possíveis.

Quando não existirem mais jogadas possíveis, ou quando o jogador achar oportuno (depende da estratégia de cada pessoa) pode clicar nos conjuntos de cartas apresentados no canto inferior direito para distribuir um desses conjuntos pelas colunas (uma carta por coluna). O jogo só termina quando todas as cartas forem devidamente ordenadas (ou quando não existirem mais jogadas possíveis) e que já tenham sido distribuídas todas as cartas (os cinco conjuntos).

Parecendo fácil, o jogo disponibiliza três dificuldades sendo a mais simples jogada com apenas um naipe, a intermédia em que se joga com dois naipes e a difícil em que se joga com quatro naipes.

Outra diferença entre o jogo paciência spider e a paciência (solitário) é a pontuação, em que ao contrário do solitário em que se inicia com zero pontos, no solitário spider o jogo é iniciado com quinhentos pontos que aumentam ou diminuem consoante as ações do jogador. Ao mover uma carta perde-se um ponto, ao desfazer uma jogada perde-se outro (a título de exemplo: para se fazer uma jogada, desfazer essa jogada e experimentar uma outra, perdem-se três pontos). Sempre que o jogador termina uma sequência de cartas do mesmo naipe, são acrescentados cem pontos à sua pontuação.

juego solitario chino

Outra espécie de jogo de solitário. Aguarde, o traremos em um post futuro!

É muito provável que você já conheça o solitario spider, já que o mesmo fazia parte dos games que vinham no Windows. No então, se você nunca o jogou, aconselhamos experimentá-lo! Apesar de possuir regras bastante simples, este jogo de cartas é bastante complexo e certamente um bom desafio para aquelas horas de tédio e monotonia.