Flappy Bird: demonstrando que o caminho para um jogo de sucesso nem sempre é o mais caro

O ano de 2013 foi certamente um ano de grandes lançamentos no mundo gamer. Logo quando penso no ano que passou, o primeiro pensamento que me vem à cabeça é o astronômico sucesso do lançamento do GTA 5. O jogo da Rockstar produções se tornou o maior sucesso de vendas de todos os tempos de um jogo de vídeo game. Milhares de cópias do tão esperado jogo foram vendidas em suas primeiras horas de lançamento e o rítimo das vendas não esfriou muito com o tempo não.

GTA 5 Capa

GTA 5 Capa

Não é difícil de compreender as razões por trás do tremendo sucesso do lançamento do GTA 5. O jogo em si é simplesmente espetacular, os gráficos são arrasadores e o peso da marca, da história e tradição do jogo também com certeza pesaram para tal sucesso. Sem falar também na campanha publicitária do mesmo que alcançou praticamente todos os cantos do planeta. Aonde quer que você fosse ano passado na internet, você iria ver um ‘thread’ ou um post relacionado à chegada do GTA 5.

Muitas pessoas e marketeiros podem ter pensado que esta é simplesmente a melhor maneira de se tornar um jogo um best-seller. Mas foi aí que no começo deste ano, um outro jogo chegou para mostrar que nem todas estas ‘tácticas’ ou técnicas são realmente imprecindíveis para o sucesso estrelar de um game. O game que chegou com características totalmente diferentes do GTA 5 e jogou novas luzes nos pensamentos do que é realmente necessário para ser bem-sucedido à lançar um game foi o Flappy Bird.

O Flappy Bird é um joguinho criado inicialmente para iPhones, com gráficos absolutamente toscos (que remetem aos jogos do antigo Super Mário Bros), uma jogabilidade questionável e uma curva de aprendizado praticamente inexistente. Ao primeiro olhar, estas parecem ser características completamente diferentes das do então maior sucesso de vendas no mundo gamer. No entanto, mesmo com todas estas diferenças o Flappy Bird, praticamente tomou o mundo dos smartphones e se tornou o maior sucesso de downloads tanto no iTunes (loja de aplicativos da Apple), quanto do Google Play (loja similar para apps do Android) em 2014.

Seu faturamento certamente não foi tão alto quanto o do GTA5, mas no entanto também não foi nada módico, já que o seu criador revelou que estaria faturando cerca de 50 mil dólares diários com publicidade inserida em seu joguinho. Nada mal para um app tão simplório, nada original e com gráficos dos anos 90.

Mas com todas estas diferenças em relação ao maior sucesso de vendas da história dos games, e com características tão simples, por que foi que o Flappy Bird se tornou tão bem sucedido? Bem, a resposta pode ser simplesmente devida a esta sua simplicidade. Apesar do jogo aparentar e realmente ser bastante simplório em questão de gráficos e aprendizado, na realidade o jogo é um dos mais difíceis do mundo. Alia-se simplicidade com dificuldade quase impossível e as pessoas simplesmente não aceitam o fato de não conseguirem se tornar mestres no game. Daí então inicia-se um processo de ‘vício’ que pode de certa forma até ser associado com o vício por substâncias psicotrópicas. Junta-se tudo isto com o fácil acesso e seu preço de aquisição inexistente e se tem também uma nova receita para ser bem sucedido no mundo dos games!

Jogar jogo Flappy Bird Online

Realidade do Flappy Bird

Outro ponto interessante que o Flappy Bird também trouxe ao mercado é que não necessariamente necessita-se de um orçamento milhonário para se fazer games de sucesso. Muitas vezes a receita para ser bem-sucedido pode ser bem mais simples e barata do que imaginada! ( O jogo infelizmente foi retirado tanto do iTunes quanto do Google Play, no entanto você ainda pode jogá-lo online em sites da internet como este aqui: http://pacienciaspider.com.br/flappy-bird/